segunda-feira, 17 de maio de 2021

"Primaggio Mantovi, um talento no mundo Disney"

 Nossa postagem de hoje vem render homenagem ao grande desenhista de revistas em quadrinhos, Primaggio Mantovi.


Primaggio começou na Editora RGE em 1964, quando lançou seu primeiro personagem, o palhaço Sacarrolha. Em 1973, foi para a Editora Abril, onde desempenhou grande parte de sua carreira na coordenação das revistas Disney escritas e desenhadas no Brasil. Criou, no mesmo ano, os personagens Cafuné e Acácio para a revista Crás.

    Ao longo de sua carreira na Editora Abril, assumiu uma diversidade de personagens infanto-juvenis, incluindo revistas em quadrinhos dos Trapalhões e de heróis de seriados japoneses, como Black Kamen Rider e Jaspion.

Ele possui um invejável currículo composto de extensos serviços prestados à HQ brasileira, além de diversas premiações recebidas por esses trabalhos. Durante décadas, esse gênio dos quadrinhos foi responsável pela alegria de milhares de leitores, adultos e crianças, que provavelmente mal souberam quem lhes proporcionava esse lazer.



Em 1964, na RGE (Rio Gráfica e Editora), escrevendo e desenhando as histórias do cowboy Rocky Lane, herói do cinema norte-americano da década de 40, do qual era fã. Até 1968, produziu oito edições da personagem. Durante esse período, cuidava também das capas de revistas em quadrinhos. Foram cerca de duzentas, do layout à arte-final.

          Prosseguindo, em 1968, transferiu-se para a área infantil, escrevendo, desenhando e colorindo as aventuras de Recruta Zero, o que sem dúvida foi um divisor de águas em sua carreira. Foram, pelo menos, cinqüenta, até janeiro de 1971, incluindo Zé, o soldado raso - o mesmo Recruta Zero com outro nome - para a Editora Saber.


    Em 1970, Primaggio assumiu a chefia do Departamento de Arte da RGE, mesmo ano em que a editora promoveu um concurso de criação para uma personagem a ser lançada em revista própria. Primaggio participou com uma criação que já vinha desenvolvendo havia algum tempo, o palhaço Sacarrolha. Venceu o concurso e fechou um contrato de três anos de publicação.

O primeiro número do gibi Sacarrolha chegou às bancas em janeiro de 1972, com uma tiragem de 160.000 exemplares, alcançando a impressionante marca de 130.000 vendidos (alguém consegue imaginar uma publicação em quadrinhos vendendo isso tudo, hoje em dia?). O palhaço retornou em 1983 quando, numa parceria com Rodolfo Zalla, lançou pela Editora D-Arte a revista de atividades infantis Diversões do Sacarrolha, que durou até o número 13 de fevereiro de 1985.

O desenhista na Editora Abril:

A Editora Abril foi até há pouco tempo, a maior divulgadora dos personagens Disney no Brasil.Atavés de livros e revistas em quadrinhos, dos filmes em VHS,a Editora popularizou a Disney em todo o território nacional.Inclusive de tempos em tempos, em conjunto com a Disney, a editora promovia um concurso para uma viagem a Disneyworld, com acompanhante e despesas pagas.



No começo de 1973, o autor foi convidado para trabalhar na Editora Abril, escrevendo e desenhando histórias com as personagens Disney.

Pato Donald, Mickey, 00-Zero, Superpateta, Peninha... desenhei também vários roteiros de outros escritores, afirma. Assumiu, então, a coordenação do Centro de Criação do Grupo de Publicações Infanto-Juvenis da editora.

á no ano seguinte, passou a ser o chefe do Centro de Criação, sem deixar de desenhar. Ao mesmo tempo, coordenou a Escolinha Disney, que tinha como finalidade desenvolver novos talentos. 

 Em 1978, de montar o Estúdio de Quadrinhos Disney da Editora Abril, que, entre outras atribuições, controlava a qualidade das histórias Disney produzidas no Brasil.Ficou na Editora Abril até 1997.É interessante contar que o boneco Xaropinho, que aparece no Programa do Ratinho (SBT) é uma criação de Mantovi.

Também são de sua autoria os livros:

- 100 anos de Western, Centenário de John Wayne e Curiosidades do Western.

       São poucos os desenhistas que conseguiram trabalhar com as criações de Walt Disney, aqui no Brasil.Mas, Primaggio Mantovi teve essa oportunidade de fazer parte do universo Disney, enquanto atuou na Editora Abril.

Pela alegria e lazer que proporcionou às gerações que liam as revistas em quadrinhos, merece os nossos cumprimentos e os votos de que prossiga sempre rumo ao sucesso.



Revistas que encantaram o público de todo o Brasil, mas cujos desenhistas, o grande público jamais chegou a conhecer.Poucos são aqueles que reconhecem o trabalho de um autor e procuram saber mais a respeito.






Nenhum comentário:

Postar um comentário