sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"Maravilhas da Natureza".


  Além de produzir filmes em desenho animado e filmes com atores reais, Walt Disney produziu também vários documentários sobre o mundo animal e as maravilhas da natureza.
Alguns desses documentários foram exibidos nos cinemas brasileiros e no programa de televisão, Disneylândia.Também foram publicados em quadrinhos, nas revistas Almanaque Tio Patinhas e Almanaque Disney.
Nesta postagem vou comentar um pouco sobre cada um desses documentários, que mesmo com o passar dos anos, continuam encantando as gerações.






"PERRI": (1957)

Perri, é uma esquila muito esperta e querida, que através dessa aventura, vem mostrar ao público, os desafios e as dificuldades do mundo animal, pela sobrevivência.O filme é estrelado por vários animais e tem a floresta como cenário.Um documentário abordando a vida animal e as maravilhas da natureza.Vale a pena assistir.Cópia dublada.Nota 10.A história foi publicada na revista Almanaque Disney número 9 em 1972.

Um filme encantador, valorizando o meio ambiente.


"O leão africano": (1955)


            Walt Disney não se limitou a produzir apenas desenhos animados e filmes com atores reais.Ele também foi às florestas, à selva africana e ao Polo Norte, para filmar a vida dos animais.
Um trabalho árduo, sem dúvida.Pois todas essas filmagens eram reais, sem animais treinados, correndo riscos e imprevistos de todos os tipos.Um excelente documentário, que acabo de incluir em meu acervo, é: "O leão africano" (1955).
Documentário rodado na África, mostrando a vida dos leões, zebras, hipopótamos, rinocerontes e demais animais daquele habitate.Curioso é saber que, quem batalha pelo sustento da família, é a leoa e não o leão.O rei dos animais é até muito folgado.Com imagens muito bonitas, o documentário é indicado para toda a família.Excelente.Legendado.A história foi publicada na revista Almanaque Disney número 11 em 1972.

"Dramas do deserto": (1953)
O documentário se inicia mostrando o deserto do vale da morte, com suas paisagens e miragens, as pedras que se movem através de uma força misteriosa e as panelas de lama.O grande deserto americano é a morada de serpentes,lagartos, aranhas tarântulas e de variadas espécies de aves, que fazem seus ninhos nos cactos repletos de espinhos.
    Também nesse deserto pode-se encontrar o cágado, o quáti que se alimenta até de escorpiões e rouba ovos dos ninhos das aves, os ferozes javalis, o lince e presenciar o duelo entre a cascavel e a tarântula.
      O falcão de cauda vermelha espera o anoitecer para caçar morcêgos, enquanto a coruja caça as cobras.Sob uma noite enluarada dançam os escorpiões, os ágeis ratinhos se defendem como podem, para fugir da cascavel e do monstro de gila, um lagarto muito perigoso.Há também no deserto a vespa caçadora de tarântulas.As raras chuvas que ocorrem nessa terra castigada pelo sol, são quase sempre torrenciais, inundando cânions e vales, fazendo surgir cachoreiras e pequenos riachos.Então a água recebida faz com que em pleno deserto surjam campos de flores.Também  os cactos .se cobrem de flores, transformando a paisagem num grandioso espetáculo.

"A ilha das focas" (1948)


A vida dos alces que habitam as terras distantes da América do Norte, torna-se mais difícil nos meses de inverno, quando tudo é coberto pela neve.Usando as fortes galhadas para defesa contra seus predadores, os alces muitas se defrontam em luta contra outros líderes da mesma espécie, principalmente pela ocupação de territórios e comando dos novos bandos.Muito interessante.

"O urso selvagem" (1953) 
Mesmo sendo um animal de grande porte e bravura, o urso selvagem que habita as florestas da América do Norte, também que lutar pela sobrevivência.Muitas vezes é forçado a se defrontar contra outros ursos que brigam pela liderança do território e por alimento.Durante o inverno, os ursos costumam se acomodar nas cavernas e hibernam todo o tempo frio, para só acordar na primavera.A história foi publicada na revista Almanaque Disney número 17 em 1972.

"No reino das aves marinhas" (1952)
No mundo animal, nem todas as aves habitam as florestas, as montanhas ou as áreas urbanas.Há também aquelas que adoram viver junto ao mar, aos rios e aos pântanos.São as chamadas aves marinhas.Documentário de raríssima beleza, mostrando flamingos e outras espécies que fazem das águas o seu paraíso.


 "A lontra travessa" (1961)
Flash é uma lontra que vive junto da roda d'água de um antigo moinho e o bosque que circunda o rio.Além de enfrentar alguns predadores naturais como a raposa e o lince, Flash acaba sendo aprisionado por um caçador de peles.É levado para o cativeiro, onde o caçador tem planos de planos de matá-lo para retirar a pele.Com a ajuda de um cão de guarda, a lontra acaba fugindo.Mais tarde é socorrida pela polícia ambiental que a devolve ao seu antigo habitate, junto de outros animais da sua espécie.

"O ártico selvagem" (1958) 
O documentário produzido por Walt Disney parte da teoria de que há milhares de anos, durante o Período Glacial, todo o hemisfério norte da Terra estava aprisionado nas garras de uma vasta geleira.E que essa gigantesca capota de gelo alcançava grande parte da América do Norte, atravessava os mares até a Europa e se prolongava pelas planícies da Sibéria.
      Não só as características físicas da Terra se transformaram durante o Período Glacial, mas também toda a vida existente naquele tempo.E o documentário prossegue mostrando com realismo a vida de alguns habitantes do Ártico tais como:foca, urso polar, morsas, baleias Beluga e os lêmingues, famosos roedores.As aves migratórias que aproveitam o verão do Ártico, para chocarem, o bisão almiscarado (que é o único animal do Período Glacial ainda existente), o lobo que ensina os filhotes a uivar para a lua, os caribus e as renas diante do temível carcaju...Ainda que breve, o verão Ártico serve aos fins da natureza: o nascimento dos filhotes e a renovação das espécies.
Este filme foi premiado com o Oscar de melhor documentário de longa-metragem em 1959.A história também foi publicada na revista Almanaque Disney número 8 em 1972.


"O vale dos castores" (1950)
A história foi publicada na revista Almanaque Disney número 7 em 1971.

" Um acre de natureza" (1951)


"Os temíveis predadores" (1953)


"O gato da floresta" (1960)
É um documentário com muitas cenas rodadas na floresta amazônica, mostrando a vida e os hábitos da onça, também conhecida como leopardo, em outros países.Muito interessante, porque inclui passagens sobre outros animais que convivem no mesmo habitate do poderoso felino.



"Segredos da vida": (1954)

Este curioso documentário produzido pelos Estúdios Disney, é na verdade uma excelente aula de biologia, que aborda as flores e a polinização, a sociedade das abelhas, e também das formigas, os peixes, os carangueijos e até o lado proveitoso do vulcão em erupção.Bem didático e educativo, "Segredos da vida" pode ser apresentado para complementar as aulas de ciências ou biologia.Gostei muito. Nota 10.Legendado.A história também foi publicada na revista Almanaque Disney número 6 em 1971.


"O balé vermelho dos flamingos": ( 2008)


Um documentário muito interessante, a respeito dos Flamingos que vivem geralmente próximo do lago Natron, na África.Os flamingos nascem com as penas brancas.Porém, após se alimentarem de uma determinada alga que existe nesse lago, a plumagem fica rosada.Produzido pela Disney Nature em  2008, o documentário é muito bom, o qual pode ser visto por toda a família, pois é dublado.Toda vida animal tem os seus riscos com os predadores.No caso dos flamingos, o maior inimigo são as cegonhas Marabus.Também a grande quantidade de sal existente no lago, acaba criando barras nas patas dos filhotes, impedindo-os de caminhar.E aqueles que ficam para trás do bando, são sempre vítimas das cegonhas.O lago Natron é o único local de reprodução dos flamingos.Vale a pena assistir.

YOUTUBE: a partir de 04 de novembro estou no youtube com o canal "Adoráveis filmes Disney".Convido a todos para fazerem uma visita, darem o seu like, deixarem comentários ou sugestões e se inscreverem no canal.Postagens novas de 15 em 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário