Víctor Civita, era o dono e fundador da Editora Abril, que desde o ano de 1950 passou a divulgar no Brasil as revistas em quadrinhos de Walt Disney.
A primeira revista publicada foi "O pato Donald".Depois foram lançadas as revistas do Mickey, Zé Carioca e Tio Patinhas.Somente em 1970 surgiria o Almanaque Disney.
Nós meros leitores e colecionadores dessas adoráveis revistinhas, popularmente chamadas de gibi, imaginávamos que existisse uma grande amizade entre Víctor Civita e os Estúdios Disney.Pois o empenho do editor com relação à qualidade dos gibis, era muito grande.As capas, as histórias, o colorido e a divulgação dos mesmos era muito bem feita.
Após o falecimento do editor em 1990, sentimos que as revistinhas foram passando por várias transformações para agradar um novo público; mas que afastou um público mais antigo e fiel que todo mês ia às bancas em busca de um novo exemplar.
Particularmente fui um desses colecionadores que não consegui gostar das novas publicações.Adorava o colorido forte, que foi trocado todo pelo verde-água e cores frias, neutras, quase apagadas.A cara de muitos personagens foi colorida de rosa, o que não havia antes.Os desenhos muito modernizados em traços atirados, jogados de qualquer jeito, não me simpatizaram.Há histórias que quase não se reconhece o personagem, de tão mal desenhado.Nos dá impressão de um trabalho de principiantes.Enfim, perderam em muito a qualidade após o desaparecimento do editor.
Também o que eu adorava ler nas antigas publicações, eram as histórias dos filmes produzidos por Walt Disney e que na maioria das vezes nunca chegaram ao cinema da minha cidade.Haviam outras histórias que eram adaptadas dos seriados feitos por Walt Disney para a televisão norte-americana (Zorro, A raposa do pântano, O espantalho, Texas Bil, Juca e Mário, etc.).Os passatempos, o Zôo Disney, Maravilhas da natureza, tudo tornava o gibi bem diversificado e agradável de ler.
A Editora Abril não se limitou somente a publicar revistas em quadrinhos de Walt Disney, mas também foi responsável pelo lançamento de bonitas e luxuosas coleções de livros infantis e infanto-juvenis, reunindo os famosos Clássicos de Disney (geralmente os grandes contos de fadas que haviam sido transformados em desenho animado e as histórias de outros filmes produzidos por Disney).Ao longo desses 68 anos de atividades, foram muitos os personagens, muitas as publicações e alguns concursos que levaram alguns sortudos leitores até a Disney World.
Há pouco, no início do mês de junho começou a circular a notícia de que após uma parceria de 68 anos, a Editora Abril estaria se desligando das publicações Disney.
É quase difícil de acreditar.Pois se havia um nome sempre relacionado às publicações Disney no Brasil, esse era sem dúvida o da Editora Abril.
Entre os fãs dos quadrinhos Disney, circula a conversa de que outra editora estaria interessada em assumir nova parceria com os Estúdios de Walt Disney.Vamos aguardar.
Apesar de ter só 30 anos, também compartilho desse saudosismo das revistas Disney. Tive a sorte de herdar uma coleção vasta de gibis antigos e posso dizer sem medo de errar que antigamente era muito melhor. Devo muito ás publicações Disney, pois foi com elas que nasceu meu amor á leitura e foram ponto de partida pra obras mais complexas. Apesar disso, ainda guardo com carinho e sempre leio minhas edições de Disney Especial, Almanaque Disney, Tio Patinhas, Pato Donald, Zé Carioca e tantos outros, que guardarei para sempre.
ResponderExcluirConcordo com você.Para mim também a literatura e o cinema Disney tem uma grande importância. (José)
ResponderExcluir